O Red Hot Chili Peppers pode ter seguido um lado mais comercial em volta de "Blood Sugar Sex Magik", mas "Suck My Kiss" ainda tinha energia e ferocidade como em alguns de seus primeiros álbuns. A faixa é impulsionada pelo jeito agressivo de Flea tocar o baixo, enquanto Anthony Kiedis entrega letras excessivamente amorosas com uma pitada desacanagem.
"Brendan's Death Song" é uma música nova, mas faz nessa lista um exemplo de uma banda de ligação, deixando as emoções aumentarem como uma experiência traumática em perfeita harmonia. O grupo escreveu a canção em homenagem ao falecido Brendan Mullen. Anthony Kiedis disse que a música saiu instantâneamente depois de entregar a trágica notícia para seus companheiros de banda, e sua voz em particular, atinge níveis emocionais nunca antes ouvidos nos registros da banda.
A faixa-título do álbum 'Californication', definitivamente mostra um lado dance-com-as-sombras da banda. O grupo investiga a natureza superficial da sociedade moderna, com referências como em "Space may be the final frontier / But it's made in a Hollywood basement" ("O espaço pode ser a fronteira final / Mas é feito num porão de Hollywood") e "Pay your surgeon very well to break the spell of aging" ("Pague seu cirurgião muito bem para quebrar o feitiço do envelhecimento"), lamentando um mundo cada vez mais plástico. A música chegou a ficar na 1ª posição tanto nas paradas da Mainstream Rock quanto na Modern Rock Tracks.
Ainda se recuperando da morte do guitarrista Hillel Slovak, o Red Hot Chili Peppers recebeu dois novos membros, Chad Smith e John Frusciante. Anthony Kiedis estava saindo das clínicas de reabilitação e escreveu essa canção sobre a sua saída, sabendo que poderia até ter morrido.
A personagem de Dani California foi criada por Anthony Kiedis, ainda em "Californication" e continuou sua jornada em 2002 com o single "By the Way", mas em 2006 com "Stadium Arcadium", o vocalista usou a personagem como uma representação de muitas mulheres que ele conheceu em sua vida e criou uma música completa em torno dela. O vídeo mostra a banda representando diferentes épocas e gêneros da música que influenciou seu estilo. O grupo viria a ganhar o Grammy de Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Rock.
"Breaking the Girl" mostra o vocalista Anthony Kiedis mergulhando em sua vida pessoal. O vocalista revelou em sua autobiografia. "Scar Tissue", que a canção era sobre o relacionamento conturbado com sua ex-namorada, e também a relação que seu pai tinha com as mulheres. A faixa é impulsionada pela bateria de Chad Smith, e o baixo hipnótico inicialmente e mais tarde agressivo, de Flea.
"By the Way" está na lista das 10 Melhores Músicas do Red Hot Chili Peppers por sua capacidade de mostrar os pontos fortes da banda. A linha de guitarra de John Frusciante demonstra um estilo melodico com drive, enquanto Chad Smith e Flea entregam um som bem polido na bateria e no baixo.
Se existe uma guitarra e uma batida de bateria que diz exatamente como uma a banda é, "Give It Away" é a música do Red Hot Chili Peppers. Embora as letras podem parecer sem sentido, o grupo revelou ao "Behind the Music" do VH1, que a faixa vem da idéia de que quanto mais você entrega, mais você recebe, então por que não entregar tudo. Kiedis diria mais tarde que a sua namorada na época, Nina Hagen, inspirou a letra, depois que ela deu a ele uma jaqueta que ele gostava.
"Scar Tissue" é uma obrigação nesta lista. A faixa viria ser o primeiro single da banda, que marca o retorno do guitarrista John Frusciante à formação da banda, depois de lidar com problemas de abuso de drogas. A faixa em si conta com temas como vida e ressurreição, o que reflete não só o retorno de Frusciante, mas as habilidades dos membros da banda em lidar com o passado. O apelido também serviria como título para futura biografia de Anthony Kiedis.
A música que impulsionou a banda para o estrelato foi também aquela em que Anthony Kiedis mostrou sua alma para todos verem. A faixa fala sobre vício do vocalista em heroína e seu auto-isolamento, ao entrar no mundo drogas. A letra inicialmente faz parte de um poema, e o produtor Rick Rubin teria convencido o vocalista a explorá-lo como uma canção.
fonte: whiplash.net